quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Equipe cruzaltense disputará fase final da 4ª Etapa da Liga Noroeste de Voleibol em Horizontina


No próximo domingo às 15 horas no Ginásio Municipal de Esportes Édio Stoll, em Horizontina, a equipe da AABB/UNICRUZ/DICAR/TECLAS de Cruz Alta, disputará o primeiro jogo da semi-final contra o time da HI-FI/SANTA ROSA. O vencedor deste jogo fará a grande final contra o vencedor de HORIZONTINA/Palitos Mauá X CEP/Panambi. Segundo o atleta cruzaltense Cristian Gonçalves “como a equipe de HORIZONTINA/Palitos Mauá terminou a primeira fase da competição em 1° lugar na tabela de classificação, tem o direito de defender o título em sua casa".

A Liga Noroeste de Voleibol vem movimentando diversas cidades, nesta edição participaram as seguintes equipes: HORIZONTINA/Palitos Mauá, atual campeã da competição, HI-FI SERIGRAFIA, de Santa Rosa, CEP de Panambi; SOCEPE, de Santa Maria e AABB/UNICRUZ/DICAR/TECLAS de Cruz Alta. Esta matéria também pode ser conferida no blog www.esportecruzalta.blogspot.com.

Matéria e Foto Diones Biagini (Jornalista e Pós Graduado em Comunicação e Projetos de Mídia).

Histórico Liga Noroeste de Voleibol
A Liga Noroeste de Voleibol (LNV) é uma iniciativa independente, desvinculada da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e da Federação Gaúcha de Voleibol (FGV) que visa a organizar, desenvolver e valorizar a prática do voleibol na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

O voleibol é um esporte muito popular na região noroeste do Rio Grande do Sul. A maioria das Escolas e clubes dessa região possuem estrutura física adequada à prática desse esporte e incentiva a prática esportiva, oferecendo treinamento aos alunos e atletas nessa modalidade esportiva, visando à formação de equipes. Os alunos, na sua maioria, possuem um biotipo favorável à prática do voleibol, tanto que muitos atletas da nossa região destacam-se em equipes de nível estadual, nacional e até internacional.

Entretanto, nos últimos anos, já não existiam competições adequadas e em bom número para que as equipes pudessem participar e assim desenvolver as qualidades técnicas e táticas do jogo de voleibol e motivar os alunos/atletas para a prática dessa modalidade esportiva.

Os jogos escolares foram, a cada ano, se desestruturando pela falta de incentivo do Estado. As competições organizadas pela Federação Gaúcha de Voleibol (FGV), distanciaram-se da realidade das escolas/clubes da região. Essas escolas, sem opções mais atrativas, restringiram-se a participar de competições no próprio município, de jogar eventuais amistosos, e participar de campeonatos e olimpíadas organizadas pelas diferentes redes de escolas da região. Conseqüentemente, os alunos/atletas foram, com o passar do tempo, se desmotivando em participar dos treinamentos e de jogos promovidos pelas escolas.

Por esses motivos é que, em 1998, foram dados os primeiros passos em direção à criação de uma organização regional, capaz de reativar a prática do voleibol nas escolas, e de proporcionar aos alunos/atletas a participação em competições com um bom nível técnico e de organização, com calendário próprio e custos compatíveis com a realidade das escolas que passariam a fazer parte da Liga. Em conversas informais entre alguns professores de Educação Física (EDF), é que essa Liga regional foi idealizada no ano de 1998.

Atualmente, a LNV é disputada e 5 categorias (pré-mirim, mirim,infantil, infanto e adulto), nos naipes masculino e feminino!

Texto escrito por Cristian Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

youtube downloader, how to use youtube downloader, youtube downloader