quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Segundo semestre será movimentado para o Basquete Cruzaltense

O segundo semestre promete movimentar o Basquete em nossa cidade. A equipe adulta de Cruz Alta, que representa nosso município em diversos torneios do estado e região, vem intensificando seus treinamentos, pois nos dias 14 e 15 de agosto de 2010, estarão sediando, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, no Ginásio Municipal de Esportes de Cruz Alta, a 2ª Etapa da Liga Noroeste de Basquetebol 2010.

A Liga Noroeste de Basquetebol está em seu terceiro ano ininterrupto e vem movimentando o basquete em diversas cidades como: Santo Ângelo, Três Passos, Tupãciretã, Santa Rosa, Uruguaiana, Passo Fundo, São Luiz Gonzaga, Ijuí, entre outras, sendo que a primeira etapa foi vencida pela equipe de Cruz Alta, em maio de 2010 na cidade de Três Passos.

Segundo o atleta Marçal Furian “Os treinos da equipe adulta de Cruz Alta, ocorrem todas as terças-feiras das 20:30 às 22:00 horas no Campus da Unicruz e nas quartas-feiras das 21:00 às 22:00 horas, no Ginásio do Colégio Santíssima Trindade, sendo que todos praticantes de basquete em nossa cidade são bem-vindos. Mais informações sobre os treinos poderão ser obtidas no site orkut, através do perfil Basquete Cruz Alta”.

Segundo o Secretário de Esporte e Lazer, Fernando Cossetin “A partir desse diálogo que viemos construindo juntos com os desportistas do basquete, iremos reativar tais atividades desta modalidade. Assim colocando novamente o basquete cruzaltense em destaque em nossa cidade.

Por isso, vamos apoiar a 2ª Etapa da Liga Noroeste de Basquetebol 2010, em agosto e realizar o 1° Campeonato Citadino de Basquete, no decorrer do segundo semestre e o 1° Basquete de Rua no mês de outubro. Em breve estaremos chamando uma reunião com os atletas, apoiadores e professores desta modalidade, para construirmos juntos e de forma democrática, o melhor para o crescimento deste esporte.”

BASKETBALL CRUZ ALTA

* A História do Basquete em Cruz Alta

A prática do Basquete em nossa cidade vem de longa data, começando com o Esporte Clube Guarany, que mantinha as categorias de base em total funcionamento, tanto no naipe feminino como no masculino.
Cruz Alta já obteve resultados expressivos no basquete gaúcho e até mesmo nacional tanto no naipe feminino como masculino.

Resultados Masculino:
Afora campeonatos regionais e de fora do estado, Cruz Alta sempre teve participação marcante nas competições organizadas pela Federação Gaúcha de Basquete.

No ano de 1989 sagrou-se Campeão Estadual da Categoria Mirim e 3° Lugar na categoria Mini. Em 1990 sagrou-se campeão estadual da categoria pré-infantil e 2° lugar da categoria mirim. Mesmo ano em que Cruz Alta foi CAMPEÃ BRASILEIRA da categoria Mirim. Em 1991 obteve o 3° Lugar na categoria infantil.

Após um período de pouco incentivo ao esporte em nossa cidade, o Esporte Clube Guarany reativou seu departamento de basquete, participando das mais importantes competições estaduais entre os anos de 1996 e 1999. Tendo sido vice-campeão gaúcho da série prata em 1996 e 3° lugar do estado em 1998.

Infelizmente o Basquete em Cruz Alta praticamente encerrou suas atividades no naipe masculino no ano de 1999, não participando mais de torneios em categoria de base no estado.
Resultados Feminino:
Como no masculino, o basquete feminino de Cruz Alta disputou diversos campeonatos regionais e fora do estado e participou de competições organizadas pela Federação Gaúcha de Basquete, tendo resultado mais expressivo no início da década de noventa o Vice-campeonato estadual da categoria pré-infantil.

Como no masculino, o basquete em Cruz Alta passou um período esquecido e retomou suas atividades em 1998, com grande sucesso.
Em 1998 foi CAMPEÃO Estadual da categoria infantil e VICE-CAMPEÃO da categoria cadete. Em 1999 foi CAMPEÃO ESTADUAL nas categorias cadete e infanto-juvenil. Em 2000 foi CAMPEÃO ESTADUAL nas categorias infanto-juvenil e juvenil, bem como TERCEIRO lugar no adulto.

Atualidade:

Após a nossa cidade vivenciar duas fases de ouro no basquete, no início dos anos noventa e fim dos anos noventa, início dos anos dois mil, com o departamento de basquete do E.C. Guarany encerrando suas atividades houve um declínio.

Entretanto, o espírito esportivo permaneceu e permanece até hoje em alguns membors da nossa comunidade. E, no ano de 2005, alguns ex-atletas das categorias de base do E.C. Guarany, juntamente com novos praticantes da moidalidade, reuniram-se novamente para a prática saudável do esporte e a participação em competições regionais e estaduais.

Obtendo inclusive resultados significativos praticamente sem nenhum apoio, como a classificação regional em todas as vezes que disputou os Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul, além de conquistados diversos campeonatos regionais.

Atualmente, o Basquete em Cruz Alta disputa a Liga Noroeste de Basquete, participando de etapas em Santo Ângelo, Santa Rosa, Três Passos, Uruguaiana, Tupãciretã, Ijuí e Carazinho. Além disso, haverá muita movimentação para tal modalidade no 1º Basquete de Rua, que acontecerá no mês de outubro e durante o segundo semestre, quando acontecerá o Campeonato Citadino de Basquete.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

youtube downloader, how to use youtube downloader, youtube downloader